quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

UMA CIDADE QUE DEIXARÁ DE SER BUCÓLICA

Uma definição urbana para BUCÓLICO é: Um lugar de vida que canta as belezas de paisagens coloridas entremeadas por casas bem arranjadas, extensos gramados, jardins floridos, farta arborização, lugares destituídos de grades e muros, onde permeia a ingenuidade dos costumes, o quotidiano tranqüilo, da simplicidade do caminhar em contato com a natureza que contrastam com os sobressaltos, as inquietações, a insegurança, o cinza e o caos dos centros urbanos.

Com as intensas pressões por verticalizar e modificar a características dos ainda poucos bairros bucólicos da cidade de Joinville, estaremos abrindo mão desta identidade que nos deu, num passado não muito distante, uma admirada e invejada qualidade de vida.

Curioso é que joinvillenses de velhas e novas gerações bem como migrantes que escolheram esta cidade para viver, justamente pelas qualidades que o bucolismo suscita, hoje se colocam em favor da especulação imobiliária e do ganho fácil pela mais valia que será viabilizada por aqueles que pagaram para ter sossego, segurança e qualidade de vida.

Seremos reconhecidos pela mesmice de todas as cidades que abriram mão dos seus mais destacados predicados ficando iguais o todas as outras que já não tem mais nenhuma atratividade. Segundo os novos desafetos do bem viver, aqueles que quiserem o bucolismo devem ir morar em Pibeirada. Esta justificativa torpe é compartilhada pelos vereadores da cidade dando-nos a idéia de que deixaremos nosso bucolismo apenas nas fotos promocionais e lembranças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário