terça-feira, 7 de dezembro de 2010

CURIOSIDADES - O PORTO DE PARIS

Mesmo distante do mar cerca de 290 km, o Porto de Paris movimentou, em 2009, aproximadamente 21 milhões de toneladas e 1,3 milhões de conteineres. É, em movimentação, o terceiro maior terminal francês superado apenas pelos mega portos de Marselha e Le Havre.

Para efeito de comparação, a movimentação do Porto de Paris supera, em toneladas, a soma das movimentações dos portos catarinenses de São Francisco do Sul, Itajaí, Navegantes e Imbituba.

Incrustado dentro de uma das maiores cidades da Europa, o Porto Autonomo de Paris também é responsável pela regulação e controle do movimento e tráfego de embarcações para passageiros, seja de transporte regular, lazer ou turismo. Ao lado da Praça da Bastilha há uma marina pública que, não fosse a paisagem do entorno, teríamos a sensação de estar numa cidade litorânea.

Enfim, uma curiosiade que pode nos levar a imaginar como poderíamos explorar de forma econômica e sustentável a extensa malha fluvial existente no Brasil, lembrando que as águas do rio Sena tem controle permanente de qualidade ambiental permitindo que seja possível pescar nas suas águas em pleno centro de Paris.

Nenhum comentário:

Postar um comentário