sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

OBRAS CONTRA AS ENCHENTES - MENOS AQUI

Algumas cidades do Estado de Santa Catarina estão realizando obras estruturantes de macrodrenagem para correção e prevenção da inundações, todas com recursos federais a fundo perdido. Balneário Piçarras, que é governada pelo PP, recebeu R$ 16 milhões atarvés do Ministério das Cidades, Navegantes, que é governada pelo PSDB, esta recebendo R$ 21 milhões do Ministério da Integração. A parte boa desta história é que as obras estão em plena execução e já contribuem para minimizar os impactos negativos das enchentes. Joinville, que tem o governo do PT, pouco está fazendo para resolver os graves problemas das enchentes ou, não são visíveis as obras.

OBRAS DE MACRODRENAGEM EM BALNEÁRIO PIÇARRAS - SC

Dragagem Rio Piçarras


Estruturas de contenção de margens

Bota-fora controlado da dragagem

 
Substituição de Pontes sobre o Rio Piçarras

OBRAS DE MACRODRENAGEM EM NAVEGANTES - SC

Placa das obras do PAC em Navegantes

Obras de canalização Ivo Silveira
Canalização Rio das Pedras
Galeria Rio das Pedras
Obras no Canal Ivo Silveira

Obras: PAC 1 - Macrodrenagem - Ministério das Cidades e Ministério da Integração Nacional
Projetos e Gerenciamento: Alleanza Projetos e Consultoria Ltda.
Prefeitura Municipal de Balneário Piçarras: Execução das Obras - Balt Terraplanagem e Viapav Construtora Ltda.
Prefeitura Municipal de Naveganetes: Execução das Obras - Catedral Construções Civis Ltda.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

LUGAR INCOMUM - RUMOS DA CIDADE

As fotos são da cidade de Lapa no Paraná. Apesar da primeira foto mostrar uma confusa sinalização, a cidade preserva, de forma exemplar, sua arquitetura e tradição gastronômica (foi um importante ponto de passagem dos tropeiros). Fica a pouco mais de 1 hora do centro de Curitiba seguindo pela rodovia 476. Vale a pena visitar.








REVELADORA E INTRIGANTE


A entrevista do vereador Lauro Kalfels, presidente da Comissão de Urbanismo da Câmara de Vereadores de Joinville na coluna do articulista Claudio Loetz (Livre Mercado 13/02/2001), expõe alguns nomes importantes da cidade que, segundo o vereador, exercem pressão sobre os edis para ampliação dos limites territoriais urbanos na defesa de “empreendimentos na área rural”.

Assim, é possível supor que o interesse privado vem sendo negociado acima do interesse público e, que algumas suspeitas lançadas ao ar começam a ter fundamento. Lendo também as atas do Conselho da Cidade, é possível perceber que os mesmo atores exercem pressão sobre a agenda e as decisões nos temas relacionados à política urbana, contando com a conivência dos agentes públicos.

Talvez, fazendo uma consulta nos registros de imóveis, poderíamos ter uma visão mais clara do real significado desta corajosa e reveladora declaração do vereador Kalfels.