quinta-feira, 7 de abril de 2011

FOBIA SOCIAL

A fobia social é um transtorno caracterizado por medo persistente de enfrentar situações sociais (de risco, na imaginação da pessoa), como por exemplo o contato com pessoas fora do âmbito do espaço de domínio. Essas situações costumam ser evitadas e, quando defrontadas, são acompanhadas de ansiedade intensa, angústia e sintomas autossômicos.

Normalmente as pessoas com fobia social se imaginam sendo humilhadas publicamente ou colocadas em situações embaraçosas. A insegurança em responder ou dialogar com terceiros faz com que ela se aloje nos locais onde se considera protegida.

São exemplos dessas situações as apresentações ou debates em público, apresentar-se em local público, utilizar um espaço público e conversar com pessoas. A essência da fobia social é o receio extremo de ser “examinado” pelos outros, e que freqüentemente culmina em evitar ao máximo estas situações.

A fobia social parece algo muito comum nesta cidade, que decide tudo em quatro paredes sem muita conversa  e isto ocorre exatamente por quem deveria estar presente e permanentemente sendo o protagonista do processo de debate público, como resposta ao próprio compromisso.


Um comentário:

  1. Sérgio

    Um texto irretocável, perfeito.
    Nem precisou escrever os nomes dos que tem esta fobia.

    ResponderExcluir