A tecnologia mais inovadora da atualidade e altamente confortável destinada aos usuários de transporte coletivo deverá gerar uma mudança de hábitos na cidade que foi projetada para o automóvel.
O Metrô Leve (VLT) é muito mais que um meio de transporte. É um recurso que permite repensar as cidades com mobilidade sustentável, assegurando a qualidade do serviço, a revitalização do espaço urbano e a preservação do patrimônio arquitetônico. Além de transportar usuários com segurança e conforto, o sistema gera empregos e proporciona mais liberdade à população.
A primeira linha de Metrô Leve da capital federal terá 22,6 km, divididos em três trechos, ligando o Aeroporto Internacional à zona sul, norte e central, passando pela região hoteleira e pels setores comerciais norte e sul (confira mapa).
A LINHA DE BRASÍLIA
Nos trechos que ligam o Terminal Asa Sul ao Terminal Asa Norte pela W3 (trechos 2 e 3), o Metrô Leve de Brasília (VLT) trafegará pelo canteiro central. As três faixas de rolamento existentes nos dois sentidos da via serão mantidas.
No trecho que cruzará o Eixo Monumental, entre a Asa Norte e a Asa Sul, o fornecimento de energia será pelo solo (APS). Atravessar os trilhos não será problema em toda a linha. Não há risco para a população.
O veículo é confortável e silencioso. Possui janelas amplas, climatização, comunicação com o piloto, piso no mesmo nível da plataforma, capacidade de tráfego sob superfície gramada, convívio trem-automóvel-pedestre com segurança, controle operacional e perfeita adequação ao trânsito.
Atualmente, circulam pela via W3 quase 8 ônibus/minuto ou 453 ônibus/hora, transportando aproximadamente 110 mil passageiros/dia, espalhando poluição sonora e atmosférica. Além de melhorar a qualidade do transporte, o VLT preservará o meio ambiente.
Algumas Informações:
SOBRE O VEÍCULO
- » Velocidade máxima: 70 km/h
- Velocidade comercial (média): 30 km/h
- Veículo com 2,65 m de largura
- 44 metros de comprimento (extensível para 54 m)
- Capacidade de 550 passageiros/veículo
- Estimativa de 12 mil passageiros/hora/sentido no pico, por dia
SOBRE O PROJETO
- » Acessibilidade total nas estações e nos veículos
- Menos carros na W3. Redução estimada em 30%.
- Menos ônibus na região: redução será progressiva
- Fonte de energia elétrica
- Canteiro central da W3 será gramado
- Milhares de espécies de Cerrado serão plantadas no DF
Mais informações: http://www.vlt.df.gov.br/045/04505001.asp
Nenhum comentário:
Postar um comentário