quarta-feira, 6 de abril de 2011

VLT EM BRASÍLIA

A tecnologia mais inovadora da atualidade e altamente confortável destinada aos usuários de transporte coletivo deverá gerar uma mudança de hábitos na cidade que foi projetada para o automóvel.

O Metrô Leve (VLT) é muito mais que um meio de transporte. É um recurso que permite repensar as cidades com mobilidade sustentável, assegurando a qualidade do serviço, a revitalização do espaço urbano e a preservação do patrimônio arquitetônico. Além de transportar usuários com segurança e conforto, o sistema gera empregos e proporciona mais liberdade à população.

A primeira linha de Metrô Leve da capital federal terá 22,6 km, divididos em três trechos, ligando o Aeroporto Internacional à zona sul, norte e central, passando pela região hoteleira e pels setores comerciais norte e sul (confira mapa).



A LINHA DE BRASÍLIA


Nos trechos que ligam o Terminal Asa Sul ao Terminal Asa Norte pela W3 (trechos 2 e 3), o Metrô Leve de Brasília (VLT) trafegará pelo canteiro central. As três faixas de rolamento existentes nos dois sentidos da via serão mantidas.


No trecho que cruzará o Eixo Monumental, entre a Asa Norte e a Asa Sul, o fornecimento de energia será pelo solo (APS). Atravessar os trilhos não será problema em toda a linha. Não há risco para a população.


O veículo é confortável e silencioso. Possui janelas amplas, climatização, comunicação com o piloto, piso no mesmo nível da plataforma, capacidade de tráfego sob superfície gramada, convívio trem-automóvel-pedestre com segurança, controle operacional e perfeita adequação ao trânsito.


Atualmente, circulam pela via W3 quase 8 ônibus/minuto ou 453 ônibus/hora, transportando aproximadamente 110 mil passageiros/dia, espalhando poluição sonora e atmosférica. Além de melhorar a qualidade do transporte, o VLT preservará o meio ambiente.

Algumas Informações:

SOBRE O VEÍCULO

  • » Velocidade máxima: 70 km/h
  • Velocidade comercial (média): 30 km/h
  • Veículo com 2,65 m de largura
  •  44 metros de comprimento (extensível para 54 m)
  • Capacidade de 550 passageiros/veículo
  • Estimativa de 12 mil passageiros/hora/sentido no pico, por dia
SOBRE O PROJETO

  • » Acessibilidade total nas estações e nos veículos
  •  Menos carros na W3. Redução estimada em 30%.
  • Menos ônibus na região: redução será progressiva
  • Fonte de energia elétrica
  • Canteiro central da W3 será gramado
  • Milhares de espécies de Cerrado serão plantadas no DF


Nenhum comentário:

Postar um comentário