sexta-feira, 26 de novembro de 2010

TREMINHÃO

Você já teve a infeliz ou terrível experiência de ser fechado por um "treminhão"?  Eu já e, não são raras as situações em que isto ocorre na BR 101/SC onde ando com frequencia.  "Treminhão", "biminhão", "bitrem" é o nome de um caminhão tracionando, com dois ou mais reboques, engatados por meio de ralas. Eles têm 30 metros de comprimento e capacidade para carregar até 74 toneladas. Motoristas afirmam que para parar este veículo, na velocidade de 80 km/h, precisam frear cerca de 300 metros.

Nas estradas do Brasil, geralmente estreitas, mal pavimentadas, sem manutenção, com raios de giro fora de padrões técnicos recomendáveis, com sentido duplo onde é comum verifica comboios de três a quatro treminhões somando mais de 150 metros de extensão em baixas velocidades, o risco de acidentes é exponencial. Nas estradas duplicadas o problema se multiplica pelo excesso de velocidade, pois a maioria dos condutores não tem formação para dirigir um veículo deste porte. Em países como a França e Austria, um condutor para ter a permissão de dirigir um veículo "especial", como lá é classificado este padrão de caminhão, leva de 6 a 8 anos de formação até conseguir sua autorização de condutor e a região de tráfego é delimitada e fiscalizada.

De forma ilustrativam um "treminhão" é o mesmo que um prédio de 10 andares deitado.

As resoluções 210 e 211 do Contran representam a legislação quanto aos limites de peso de caminhões e cargas, que aprovou as novas opções de composições à disposição do transportador e pode fazer o “custo-Brasil” diminuir. Impõe poucos requisitos e limites assim como a fiscalização não é exercida quanto aos abusos. Este absurdo é mais um descaso e o exemplo da pressão corporativista dos transportadores como a Fenatram sobre o governo, mesmo sabendo que as estradas não admitem esta modal e os riscos se multiplicam.

É o Brasil de Todos, o país dos que podem e tem dinheiro.

Um comentário:

  1. No Brasil, devemos forçar as autoridades a pressionar os fabricantes de caminhões só usem sistema de freios à discos com abs, pois, com isso minimiza os riscos de acidentes por colisão como também o perigo de explosão de pneus super aquecidos em razão do freio a tambor.

    Nelson

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