segunda-feira, 22 de novembro de 2010

JOINVILLE - TEORIA E PRÁTICA

Anotei esta frase em minha agenda mas não recordo onde a encontrei: “Teoria significa saber tudo e nada funcionar. Prática é tudo funcionar com desconhecimento pleno das razões."

Alguns pensamentos ou frases me remetem a um breve olhar sobre a realidade atual da minha cidade Joinville. Após dois anos de governo percebe-se que para gerenciar bem há uma necessidade de lidar com a experiência que cada pessoa acrescenta à teoria. Voltando ao passado, quando entrei no serviço público carregado de idealismos e teorias, percebi com o tempo que os sonhos dos idealistas se concretizam com a experiência dos realistas, fazendo entender que mais importante do que conhecer os teoremas explicativos dos funcionamentos é saber fazê-los funcionar.

Santo Agostinho sentenciou “A necessidade não tem lei”. Em todas as ocasiões onde às necessidades superem os recursos disponíveis se precisa de gerenciamento, ordem ou lei. Este ajuste transforma, inclusive, o trabalho em algo que vale a pena, de profunda utilidade e grande valor. Gerenciamento é a arte da performance e tem uma indiscutível repercussão na produtividade. Saber e não fazer é o mesmo que não saber. É a lógica que resta.

A lei é poderosa, no entanto, mais poderosa para o homem é a necessidade e esta pode ser multiplicada pelos desejos.” – Goethe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário