quinta-feira, 19 de maio de 2011

RODOVIAS - SANTA CATARINA

Quando vou a São Paulo, invejo as rodovias que cortam aquele estado. São modernas, práticas, seguras e, algumas também muito caras, embora sejam poucos os que reclamam. Mas, não existe melhor caminho para o desenvolvimento do que dispor uma infraestrutura bem planejada, executada e posta em operação.

Vários estados brasilieros estão modernizando e ampliando sua malha rodoviária e ferroviária através de parcerias ou concessões (veja o quadro abaixo). Os estados do sul e sudeste lideram a quantidade de rodovias concessionadas, excetuando-se Santa Catarina que dispõe apenas de duas concessões federais, sendo uma da BR 116 que sequer é duplicada e a BR 101 num trecho de 310 km.

Santa Catarina caminha como tartaruga à ré em termos de infraestrutura. Se já não fosse vergonhosa a nossa penúltima posição, em termos de Brasil, no saneamento básico, pouco podemos nos orgulhar das nossas rodovias.

Somos o estado onde estão implantados o maior número de portos, cinco (Itapoá, São Francisco do Sul, Navegantes, Itajaí e Imbituba). Destes, os mais modernos são operados por empresas privadas mediante investimentos próprios, concesões ou arrendamentos. O porto operado pelo Estado é um cabide de vantagens e de alto custo operacional. Chegar a São Francisco do Sul, por sua vez, é um verdadeiro suplício. Imaginar uma logística competitiva com as estradas que dispomos é uma piada.

Chegar ao interior do Estado é outra aventura. Nenhuma estrada é duplicada, nenhuma estrada tem segurança e todas, invariávelmente, sofrem de mazelas em termos de manutenção. A desculpa dos governadores é que a mais importantes estradas são federais. isto é meia verdade ´pois as estradas estaduais são igualmente péssimas.

A bem da verdade, as estradas federais já deveriam ter sido estadulaizadas há muito tempo e, para serem concessionadas, assim como São Paulo onde estão as mais modernas rodovias do país, 95% estaduias sendo boa parte operadas sob regime de concessão.

No Brasil, três estados se destacam em oferecer de uma malha rodoviária em boas condições e, todas estão concessionadas. Uma ressalva ao Rio Grande do Sul, onde as concessões são, na imensa maioria, para estradas não duplicadas. Aí também não dá!

Tudo isto mostra apenas que somos e fomos governados por incompetentes, irresponsáveis e mentirosos. Mostra também que o custo Santa Catarina é um dos maiores do país e, portanto, o mérito da nossa economia ser uma das mais importantes do país está totalmente lestreada no empreendedorismo, que´já se mostra cansado de promessas e dos ônus, deslocando-se paulatinamente para outros estados com maoir infraestrutura, menor custo de produção e maior competitividade.


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