quarta-feira, 30 de março de 2011

VLT - TRANSPORTE & PAISAGISMO URBANO

Embora não seja exatamente inovadora a idéia de combinar paisagismo e transporte público, eu tenho verdadeira fascinação em observar os bondes europeus modernos, que aqui chamamos de VLTs, deslizando em leitos de grama.

De Paris a Barcelona, República Checa, Marselha, Frankfurt, St-Étienne ou Strasbourg, esses modelos de transporte público, ecologicamente corretos, estão mostrando um fantástico potencial de incorporação ao paisagismo na concepção do espaço urbano.

Assim como os telhados verdes, corredores de bondes vêm sendo implantados com largas faixas de gramado que fornecem uma série de benefícios para qualquer área urbana como a permeabilidade à água de chuva, redução do efeito de ilha de calor, redução de poluição, sem mencionar que a solução é muito mais atraente e bonita do que o concreto ou asfalto.

Sonho em ver algum dia Joinville alinhar-se a esta solução de transporte urbano, embora alguns personagens desta provincia se recusem a olhar esta solução como a mais inteligente.

O Monocle Magazine ao citar 25 exemplos de bom Urbanismo, afirma: "Há algo completamente mágico na observação dos bondes em Barcelona, Strasbourg ou Frankfurt deslizando silenciosamente ao longo de leitos de grama fazendo seu circuito na cidade. Sempre que possível, esta combinação atrativa de transporte público eficiente e paisagismo inspirado deve ser padrão como parte do tecido urbano"

Quem sabe algum dia...

Nenhum comentário:

Postar um comentário