quarta-feira, 9 de março de 2011

DIÁRIO DE VIAGEM - PRAÇAS E PASSEIOS EM BUENOS AIRES E MONTEVIDEO

Neste carnaval fui refugiar-me em Montevideo e Buenos Aires, pois já não tenho mais fôlego nem motivação para estas festas momescas que se tornaram chatas, sem glamour e sem aquele clima de brincadeira de outrora. Lá, o carnaval é muito singelo e não leva multidões ao frenesi sexual nem a uma permanente letargia cultural. Coloquei o meu quase esquecido tênis e saimos, eu e Nadia, a caminhar pelas ruas destas cidades onde rgistrei cenas dos passeios e das praças que tanto nos fazem falta com o detalhe que não ficamos como baratas tontas ao redor de uma única quadra, mas seguimos sobre impacáveis, bem pavimentados, acessíveis, limpos e organizados espaços públicos que nos convidavam a ir sempre adiante, até que descobrimos como longe estávamos do ponto de partida. Nenhum problema, tomamos outra direção, de volta, para não repetir o mesmo caminho e seguimos tendo o mesmo prazer de caminhar e contemplar lugares, arquitetura, história, algumas paradas para degustar doces e cafés dentre tantas outras motivações, sempre andando sobre caminhos feitos para pessoas.

MONTEVIDEO





BUENOS AIRES












3 comentários:

  1. Boas fotos, aqui em Joinville, como o presidente do IPPUJ considera que a maior obra deve ser a erradicação da pobreza, acho que quaisquer intervenção urbana mais significativa, para melhorar a cidade, vai demorar, a preocupação é outra. Acho que ele deve estar no cargo errado, poderia fazer um trabalho melhor na Secretaria de Assistencia Social

    ResponderExcluir
  2. Em algumas pracas há pessoas que nao tem onde morar, mas em outras que tem rejas a limpeza se mantem muito bem.
    Perto da minha hospedagem Buenos Aires estava uma das melhores pracas que vi na cidade.

    ResponderExcluir
  3. É verdade, mas hoje quase todas as grandes capitais do mundo o fenômeno dos andarilhos e sem teto passou a ser uma realidade que antes era "privilégio" dos paises pobres ou em desenvolvimento. Quanto melhor coidado o espaço público mais se verefica o respeito a ele, mesmo de pessoas em condições precárias. Porém, um espaço público bem cuidado, iluminado acaba por afugentar a marginalidade perigosa. Buenos Aires também tem áreas com problemas, mas existe uma boa porção de espaços públicos bem cuidados, amplos e arborizados.

    ResponderExcluir