sexta-feira, 11 de março de 2011

A CIDADE E SUAS HERANÇAS - ALAGAMENTOS


Na maioria das cidades, assim como em Joinville, a consequência das chuvas fortes são enxurradas torrenciais e alagamento. A elevada taxa de impermeabilização do solo urbano é um dos fatores que amplia o volume de água a ser escoado pelo sistema de captação da cidade, sejam eles naturais (valas naturais, córregos, rios e lagos) ou artificiais (valas escavadas, tubos, galerias de pedras ou concreto, etc.). Conspiram a favor dos alagamentos a falta de normas sustentáveis de utilização dos lotes urbanos, das áreas internas aos terrenos residenciais, comerciais ou industriais que costumam ser totalmente impermeabilizadas por cerâmicas, lajotas, cimentados comuns, etc., o que impede a infiltração da água da chuva e sobrecarrega os caminhos superficiais de escoamento e o sistema de captação. Os córregos e rios que cruzam a cidade foram ao longo dos anos apropriados como área particular e passaram a ser vistos apenas como receptores de esgotos, águas servidas e lixo. Pior, eles foram sendo ocupados e reduzidos sem qualquer controle do poder público que, na sua incompetência, tornou-se o principal avalista desta apropriação indevida ao mesmo tempo em que gastará milhões de reais para tentar minimizar os efeitos das enchentes.


Outro fator importante é a pouca arborização da área urbana, as ruas pavimentadas com asfalto e terrenos ocupados na totalidade do lote, concorrendo para o aquecimento da cidade e determinando a formação de zonas de baixa pressão atmosférica que funcionam como um “ralo” para as nuvens carregadas.

Esta comprovada que dependendo da altura da coluna dos cúmulos e de sua carga de água torna-se inevitável a precipitação de enormes índices pluviométricos sobre as cidades onde a emissão de calor é elevada. Aparentemente são situações recorrentes que Joinville se encaixa e, portanto, é necessário agir.

O poder público deveria e pode atuar como agente transformador da cultura local, introduzindo conceitos de sustentabilidade, de preservação ambiental, fundamentais para a melhoria da qualidade de vida e minimização dos efeitos cada vez mais desastrosos das enchentes. Se a nossa cultura industrial nos legou riqueza financeira também nos privou de inúmeros atributos naturais, poluindo e explorando ao limite os rios e as fontes de água. Este mesmo modelo industrial, alardeado como pujante, nos fez ser alvos de uma forte corrente migratória constituída de pessoas de pouca instrução, baixo poder aquisitivo e considerada residual e rotativo sendo, como tal, alvo fácil de políticos mal intencionados e de uma especulação imobiliária que fez ocupar criminosamente várzeas e mangues, comprometendo fauna e flora, além de estancar uma rede de vasos de drenagem naturais e cujos custos das infraestruturas foram arcadas pelo poder público. É o melhor exemplo de privatização de lucros e socialização de prejuízos de Santa Catarina.
Mas existem saídas e, se adotássemos o incentivo ao uso de cobertura vegetal ao invés de materiais impermeáveis em áreas externas das construções, poderíamos contribuir, por exemplo, com um acréscimo de área permeável em torno de 10% a 15% da área urbana, diminuindo o volume de água a ser escoado pelo sistema de drenagem.
 
Se exigíssemos que os córregos fossem devolvidos a finalidade original por parte de quem os ocupou indevidamente, regidos por leis severas e eficazes, poderíamos ser exemplo de gestão de recursos hídricos.


Os córregos e rios formam o elemento principal do sistema de escoamento das águas pluviais de Joinville. Mas, teimosamente continuamos a diminuir a seção da calha dos rios e córregos de várias formas e, com estas atitudes, diminuímos a capacidade de escoamento aumentando a probabilidade de alagamento em várias áreas da cidade, não apenas nas zonas ribeirinhas.
Ao propor a ocupação de áreas rurais como a bacia do Piraí, o IPPUJ passou a ser o principal responsável em seguir um modelo de ocupação urbana que está comprovadamente falido, ou melhor, falindo a cidade. É o momento de parar, de refletir, de reconquistar espaços verdes, de reorganizar a drenagem urbana, de inibir a ocupação de áreas de risco, de impedir construções inadequadas, de interromper o processo de liberação de alvarás até que a sociedade entenda o valor e a importância de manutenção do sistema de drenagem. Se isto não for feito, não haverá dinheiro nem para desentupir tubos. Às vezes parece que já chegamos neste estágio. É necessário que sejam punidos, entes públicos e privados, que contribuem para o agravamento da situação, pois o passivo deixado pelos anteriores já é parte da nossa herança e da nossa conta. Além disto, é importante que os moradores das zonas rurais sejam incorporados nos programas de prevenção (principalmente à montante dos rios), para que também eles participem dos esforços de toda a comunidade, recompondo as matas ciliares e evitando os desmatamentos sem critério.
O rumo da cidade está equivocado, A cada momento em que as águas tomam as ruas, patrimônios públicos e privados, à conta se acumula e seguimos numa visão míope já que boa parte deste prejuízo vem das atitudes de quem se tornou vitima conduzido e avalizado por um poder público fraco, clientelista, omisso e, acima de tudo, teimoso.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário