quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

AUTOPISTA LITORAL SUL - BR101 SC


Hoje, foram necessários 17 ligações em 45 minutos para tentar um contato com o 0800 da concessionária Autopista Litoral Sul. Nas 16 ligações anteriores, após teclar o número "2" para falar com uma atendente (deve ser apenas uma mesmo), o telefone era desligado e, este tipo de "macete" serve como desculpa para justificar algum problema na linha e não a falta do atendimento. Pois bem, além dos 45 minutos, fui também muito mal atendido quando a minha intenção era informar que ao final de uma enorme fila de veículos parados, que se formava na BR 101 próximo a Joinville no sentido Sul-Norte, não havia qualquer informação ou sinalização preventida e, as situações de risco de acidentes eram eminentes. Pior, por consequencia da paralização do tráfego, um caminhão ficou parado no meio da pista, agravando ainda mais o transtorno.

 

O grande problema é que não existe qualquer interesse do concessionário, do regulador (ANTT) e, em muitas sitiuações, da Polícia Rodoviária Federal em defender o cidadão e usuário. Um empurra para o outro os problemas e, os clientes que hoje somos, são levados a serem totalmente desrespeitados. Um policial rodoviário confidenciou que em muitas situações a Autopista Litoral Sul não respeita sequer as determinações policiais rodoviários, ignorando orientações ou determinações para a segurança da rodovia ou ainda a interrupção de serviços de reparos em horários impróprios.

 

Hoje repetiu-se as dezenas de ligações frustradas, já que sou usuário quase diário da rodovia. Já tive danos em meu veículo por conta de restos de obras na via; já pintei o capot do veículo duas vezes por conta da sujeira de obra deixada nas bordas da pista que são atiradas contra os carros pelos pneus dos veículos a dianteira. Já fiz B.O. no posto da Autopista Litoral Sul na localidade do Itapocu e nunca recebi qualquer retorno. Já fiz B.O. na Polícia Rodoviária Federal por conta de sinistro no meu veículo em virtude de destroços de obra na pista e, fiquei aguradando 52 minutos para ser atendido pela concessionária, isto após terem sido feitas diversas tentativas através do 0800 noutros 40 minutos no local do sinistro. Somente com a intervenção do policial rodoviário é que fui atendido, lembrando que este tipo de sinistro deve ser reemboldado pela concessionária, devendo o usuário solicitar uma vsitoria no local onde ele aconteceu e registrar um B.O. na PRF, que tem sido muito atenciosa nestes casos. todousuário tem direito a ser ressarcido por danos e, esta informação é omitida.


É um descaso, e a minha observação é que o patrimônio público é tomado como propriedade privada sob a justificativa de que a concessão realizada pelo Governo Federal repassa direitos sendo absurdamente relapsa e ineficaz em cobrar deveres e fiscalizar a sua execução. Sómente o MPF é que está tomando algumas atitudes, de resto é uma descalabro e um enorme desrespeito.

Nos meses de outubro, novembro e dezembro as obras de reparos estavam a "meio-pau" e, agora em plena temporada quando o tráfego de veículos mais que duplica, a Autopista Litoral Sul resolve fazer obras de manutenção e pintura, nos piores horários, causando transtornos quilometros de paralizações e filas, traduzidos em prejuízos imensos a transportadoras, empresa e cidadãos, além da irritação e sentimento de impotência.

 

Como diz o ditado, "o barato sai caro" e, os R$ 1,20 é muito dinheiro para uma empresa que está devendo obras, eficiência e respeito ao usuário.

3 comentários:

  1. Aqui em Itapema sc, também estamos sofrendo com a auto pista litoral sul leia no blog www.bairroilhotaitapema.blogspot.com coloquei um link do seu blog

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  2. Sérgio gostaria que vc visitasse o blog e desse sua opinião como arquiteto e urbanista sobre o descaso que estamos tendo de nossas autoridades em relação ao problema que estamos enfrentando de enchentes devido a uma obra inacabada da br 101 em que o responsável é a autopista litoral sul..

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  3. Raquel. Gostaria de sber qual blog devo acessar para emitir a opinião sugerida.

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