domingo, 12 de dezembro de 2010

O Que é Necessário para Dirigir os Destinos de uma Cidade

Um empresário de sucesso no transporte logístico afirma que se ele não tivesse sido caminhoneiro, conhecesse em detalhes o funcionamento e a mecânica do caminhão, a melhor forma de conduzir ou dirigir com segurança bem como as necessidades que os motoristas tem ao longo da sua jornada, certamente não teria o sucesso que tem ao longo de 54 anos da sua empresa.

Hoje, sua empresa dispõe de uma frota com mais de 1.400 caminhões rodando o país mas para isto, além da sua experiência,  necessita de sofisticados sistemas de monitoramento e rastreamento além de estruturas de apoio espalhadas no país.

Os caminhões agregam cada vez mais tecnologia implicando na formação contínua dos profissionais, sejam mecânicos, engenheiros ou motoristas. Não apenas isto, no Brasil o caminhão é o principal meio de transporte das nossas riquezas. No entanto, o cotidiano é difícil e muitas vezes cruel, pois nossas estradas são vergonhosas assim como a grande maioria dos veículos e motoristas, sem manutenção e formação, respectivamente.

Segundo este amigo empresário, o fundamental do seu negócio é, em primeiro lugar, o ser humano e em seguida o equipamento, ter o caminhão em boas condições de segurança. Para isto é necessário muito treinamento e cuidado.

Nenhum dos seus motoristas irá dirigir um caminhão de maior porte e sofisticação sem antes passar pela base do conhecimento dos veículos menores, a mecânica, conhecimentos sobre direção defensiva, geografia das rodovias brasileiras, etc.

Foi justamente ele que disse-me um dia, quando falávamos sobre a política brasileira, que todos os políticos deveriam passar obriatoriamente por estágios de formação demonstrando estarem aptos para chegar aos postos mais altos e de responsabilidade, assim como os motoristas da sua empresa.

Na experiência de vida dele, somente pessoas habilitadas poderiam conduzir veículos mais pesados e sofisticados, ou ainda alcançar cargos de gerência, pois qualquer acidente ou falha gera grandes prejuízos e vítimas.

Levado a pensar nestas considerações vejo que muitos administradores neste país nunca dirigiram qualquer coisa, e acabam por ser responsáveis pela condução dos destinos de cidades, empresas públicas, estados ou mesmo o país. Não é a toa que temos tantos acidentes de percurso, despreparo na condução da coisa pública gerando prejuízos, desperdícios e muitas vítimas, fruto da incapacidade ou falta de experiência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário