terça-feira, 5 de outubro de 2010

TIRIRICA SOMOS NÓS

O Brasil é um país onde deboche, absurdos, abusos e vantagens se combinam a tal ponto que acabam superando as nossas esperanças. Este país se orgulha por ter eleito como presidente um sujeito que encarna uma caricatura, muito mais do que um lider político, pois ele se auto-define como semi-analfabeto, que tem dificuldades para conjugar um verbo, que se gaba por não ter estudado, que faz graça das desgraças e de tudo que é sério e, que se julga onipotente e onipresente.

Por isto, não entendo toda esta indignação da imprensa, de intelectuais ou de tantos outros cidadãos brasileiros questionando a eleição do Tiririca. É bom lembrar que ele é bem mais autentico ao se vestir de palhaço que é sua profissão fazendo graça da desgraça. Talvez, seja importante destacar que ele está abrigado no mesmo partido do presidente, seu colega de política e, muitas vezes, de profissão. Mas isto não é apenas um hábito do partido do presidente, outros partidos de grande expressão abrigam ladrões, corruptos denunciados, condenados, que perderam mandatos políticos ou que renunciaram para escapar da cassação.As vezes me pergunto qual é o nosso conceito de democracia? Será que estamos forjando as bases de democracia sólida com estas pessoas? Como um partido polítco aceita, apoia e abriga esteriótipos ou personagens cujo curriculo ruboriza qualquer pessoa de caráter, minimamente ética e honesta.


Este é Brasil, onde o povo se distrai com as piadas presidenciais, com o Tiririca e outros tantos personagens que nos embriagam ou embaralham a visão e o bom senso. Aceitamos a densa maquiagem sobre as nossas desgraças morais e sociais, alimentadas por "bolsas família", "IPI zero" ou juros estorsivos, oferecendo a cada extrato social um motivo para a cegueira. Diante de tantos problemas estruturais não se vê indignação, apenas piadas e palhaços, no mais legítimo sistema "panen et circenses".

Nossa propagada pluralidade política, que deveria ser uma base sólida para o exercício da democracia, é forjada numa escola de palhaços e meliantes. Assim, nós é que somos os Tiriricas, fazendo com que as elites e coronéis da política gargalhem a cada eleição.

Um comentário:

  1. Acho vergonhoso que mais de 1 milhão de elitoras paulistas tenham considerado o Tiririca o candidato mais adequado prara representá-los no Congresso Nacional. Penso que na verdade essa situação seja fruto da mistura de incompetência e corrupção generalizada que reina na classe política brasileira: simplesmente esquecemos para o que serve o Congresso Nacional. Muitas pessoas podem considerar tal coisa como um protesto válido, mas depois de passado o entusiasmo inicial como é que nós ficamos? Me embrulha o estômago só de pensar que pelos próximos quatro anos o Tiririca vai ser responsável por legislar sobre questões da vida do nosso País.
    Isso mesmo! Eu, você, todos nós vamos ser obrigados a seguir leis propostas por esse ignorante. Dá um sensação de impotência, de angústia mesmo, chegar à conclusão triste de que em nome da democracia estamos todos sujeitos à decisão de uma maioria estúpida, que elege palhaços e ladrões para o nosso Congresso.
    O povo brasileiro lutou tanto pela liberdade, pela democracia, pra chegar a isso? Pra transformas as urnas em pinicos? É realmente de entristecer, como o final de uma piada ruim, só que em vez de segundos, vai durar 4 anos.

    ResponderExcluir