terça-feira, 5 de outubro de 2010

HUMILDADE


Humildade vem do Latim "humus" que significa "filhos da terra".

A Humildade é a virtude que dá o sentimento exato da nossa fraqueza, modéstia, respeito, pobreza, reverência e submissão. Se diz que a humildade é uma virtude humilde, quem se vangloria da sua, mostra simplesmente que lhe falta. Ela torna as virtudes discretas, despercebidas de si mesma. A humildade não é depreciação de si mesmo, não é ignorância com relação ao que somos, mas ao contrário é ter o conhecimento exato do que não somos, sem que a vaidade se manifeste.

E as falsas humildades vem daqueles que se rebaixam ante os outros querendo parecer humildes, porém cheios de ressentimentos, inveja ou ambição. Ter humildade não é signo de fraqueza. Pode-se ser humilde sem se depreciar ou reconhecer os valores de cada um.

A verdadeira humildade, é aquela que o homem tem consciência e possui uma convicção do que ele é, da sua capacidade, da sua força ou da sua fraqueza, compreende a sua inferioridade, reconhece seus limites mas, não sofre por isso, se esforça e trabalha para ser melhor e procura constantemente seu aperfeiçoamento físico, moral e espiritual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário