sexta-feira, 17 de junho de 2011

SANTO DE CASA NÃO FAZ MILAGRES

Desde 2006 presto consultoria para Balneário Camboriú e desenvolvemos alguns projetos importantes, dentre os quais o mais significativo foi a preparação e auxílio para o novo Plano Diretor que já conta com todas as leis acessórias em vigor, inclusivem EIV, Outorga Onerosa, Transferência de Potencial Construtivo e Direito de Preempção. 

Ao longo de 49 audiência públicas foram debatidos temas estratégicos da ciadade onde nasceu uma das mais amplas áreas de preservação permanente urbanas de SC. Também vieram novos critérios de intervenção urbana para a cidade pautadas em melhorar a mobilidade urbana, ampliando as áreas destinadas a ciclistas e pedestres.

 Ciclovia e Passeios no Binário da Av do Estado
 Ciclovia e Passeios no Binário da Av do Estado
Implantação da Ciclovia na Av do Estado
Tratamento em Nível das Interseções da Av do Estado e Av Central

A ideias já vinham sendo aplicadas em outras cidades desde 2000, como quando fizemos o projetos de reubanização para a Rua Hercílio Luz, posteriormente da reurbanização da Rua Marechal Deodoro em Jaragua do Sul. Fomos aperfeiçoando estas intervenções e melhorando as técnicas, suprimindo ao máximo os obstáculos a acessibilidade, separando as ciclovias da via carroçável (ciclofaixas) e dando ampla prioridade aos pedestres nas interseções mais movimentadas.

Faixas Exclusivas para o Transporte Coletivo (em conclusão)

Posição dos Pontos para Passageiros na Av do Estado (em conclusão)

Auri Pavoni, Secretário de Planejamento de Balneário Camboriú é um visionário e entendeu que a qualificação da cidade passaria por uma mudança de atitudes, seja na construção civil, ou nas ações de governo e, que os projetos de intervenção urbana deveriam estar a altura das necessidades da cidade.

O intenso debate no Plano Diretor mostrou que a sociedade esperava esta mudança de comportamento e, os projetos para melhorar a qualidade urbana da cidade começaram a nascer e são inúmeros. Mobilidade Urbana, Meio Ambiente, Cultura, Lazer e tantos outros temas foram definidos e as prioridades elencadas. Surgiram obras como a nova Biblioteca Municipal e o Arquivo Histórico e a sede da Fundação Cultural com um Teatro para Balneário Camboriú receber eventos teatrais e musicais importantes.

Ciclovia na 5a. Avenida (não havia espaços nos passeios e foi confinada no canteiro central) Obras já executada

Plantamos algumas sementes, primeiramente com a reurbanização do Molhe Sul, logo virá a ampliação e reurbanização do Molhe Norte, ainda este ano será totalmente requalificado  calçadão da Av. Central para espaço super qualificado e totalmente acessível, tranformando-o numa galeria coberta cheia de atrações.

Reurbanização do Molhe Sul
Requalificação do Calçadão da Av. Central
com a Implatação de uma Galeria Coberta de teto retrátil.

Hoje, a equipe de Secretaria de Planejamento de Balneário Camboriú, que é diminuta, tem a sua cartilha das prioridades colocadas pelo Auri que conseguiu a inédita continuidade dos projetos mesmo com as mudanças de governo, incluindo mantendo-se como secretário. Quano ele pensa em intervenções para a mobilidade urbana ele coloca a qualidade dos projetos em primeiro lugar. assim vem sendo executados projetos como a 5a. avenida, Avenida do Estado e o Binário da Avenida do Estado, este com recuros da Outorga Onerosa.

Estamos agora terminando um projeto de iluminação de parte da cidade, inciando-se pela requalificação do calçadão, com tecnologias em LEDs que irão ser um grande diferencial de qualidade e economia. Nada de produtos chineses, é tecnologia brasileira de ponta.

 Teatro Muncipal de Balneário Camboriú


Por fim, é importante destacar que as obras para melhorias dos passeios, implantação de ciclovias, as requalificações urbanas não tem a participação do cidadão. Todas são executadas com o orçamento público resultante dos impostos arrecadados. Um bom exemplo a ser seguido. 

É gostoso tarbalhar e contribuir com lugares que são pró-ativos, reconhecem e aplicam conceitos de qualidade de vida. Nós, profissionais podemos ser importantes animadores e participantes de um processo de planejamento, mas os reais responsáveis pelas mudanças são os cidadãos e os governos realmente democráticos e abertos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário