Deu no site do IPPUJ
"Prefeito Carlito e arquitetos do Ippuj participam de reunião na Associação Empresarial de Criciúma
Com a presença de empresários, delegados do plano diretor, políticos e arquitetos, a Associação Empresarial de Criciúma (ACIC), o prefeito de Joinville, Carlito Merss, apresentou o modelo de planejamento da cidade de Joinville, na noite de segunda-feira (6/06). Ele salientou que Joinville tem semelhanças com Criciúma e tem trabalhado para o adensamento do centro da cidade.
Este projeto visa resgatar a vida na área central da cidade, aproveitando melhor os equipamentos urbanos existentes, reduzindo distâncias e permitindo significativa economia para a cidade. "Ter uma cidade muito espalhada como Joinville custa muito caro, por isso estamos trabalhando projeto de adensamento da área central", observou Merss. Para tanto, o objetivo é garantir uma verticalização do centro da cidade, levando em conta um plano diretor estruturado e respeitando a sustentabilidade e o meio ambiente.
O gerente de Planejamento da Fundação Ippuj, Gilberto Lessa dos Santos, apresentou mapas e o modelo de planejamento urbano definidos pelo plano diretor, aprovado em 2008. Ele salientou que a opção feita no município foi por um plano diretor que fosse sendo complementado. Essa complementação está sendo feita em etapas, com leis sugeridas pelo conselho das cidades e levadas à aprovação pela Câmara de Vereadores.
Segundo Santos, essa estratégia permitiu que a análise do plano fosse mais rápida de que os encaminhamentos fossem melhor discutidos através das leis complementares. O gerente executivo da Fundação Ippuj, Vladimir Constante, também esteve na reunião da entidade. Para o presidente da ACIC, Olvacir José Bez Fontana, o objetivo da entidade é trazer uma outra ótica para a discussão do desenvolvimento da nossa cidade, bem como contribuir para o desenvolvimento com modelos bem estruturados como de Joinville."
O que será que o prefeito e sua trupe foi falar em Criciúma? Dá vontade de ir lá para saber mais detalhes e contar para meus amigos criciumenses a outra face da estória do “urbanismo oficial”...
Diz o texto do IPPUj que eles foram falar que:
- Joinville um Modelo de Planejamento (Qual modelo?)
- Que Joinville é parecida com Criciúma (Em qual parte somos parecidos?)
- Que estamos fazendo um projeto de adensamento da área central garantindo a verticalização (quem esta garantindo isto se nada ainda está deicidido ou votado?)
- Que o planejamento esta respeitando a sustentabilidade e o meio ambiente (Propondo ARTs, sem qualquer compensação ambiental, por viabilizar a ocupação urbana em áreas ambientalmente frágeis, com risco de inundações ou para favorecer empreendimentos privados e a mais valia para especuladores da noite para o dia...);
- O Plano Diretor, por opção, esta sendo feito por etapas. (De quem foi a opção?);
- O Planejamento Urbano de Joinville é um modelo bem estuturado (o que?????)
Desculpem os leitores deste blog, mas já estou cansado de ver os velhos e os novos protagonistas do "urbanismo oficial" contando estas estórias da carochinha, num faz de conta de dar dó. Porque não fazem esta mesma palestra por aqui?
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário