terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

TEATRO MUNICIPAL DE JOINVILLE


A imagem acima é da maquete do Teatro Municipal de Joinville, projeto do arquiteto Rubens Meister elaborado entre 1987 e 1988, na gestão Wittich Freitag. A obra foi inciada com recursos da Lei Rouanet cuasj estruturas estavam praticamente concluídas quando surgiu o Plano Collor. Os recursos que estavam em conta poupança sumiram e nunca mais ninguém falou sobre o assunto.

No lugar foi edificado o Centreventos Cau Hansen que utilizou as estruturas, demolindo parte delas para colocar ali um ginásio travestido de "arena".


RUBENS MEISTER - Engenheiro e Arquiteto


Rubens Meister nasceu em Botucatu, no Estado de São Paulo, em 1922, mas criou-se em Curitiba. Descendente de suíços, cursou o primeiro grau na Deutscheknabeschule (escola alemã para meninos) do Colégio Bom Jesus, onde aprendia-se e falava-se alemão.

Arquiteto Rubens Meister foi considerado um dos mais importantes e expressivos nomes da arquitetura paranaense, Meister foi responsável, entre outras obras, pelos projetos do Teatro Guaíra, do Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná, o Teatro do SESC de Curitiba, o Centro Cívico em Curitiba, o Auditorio da Reitoria, sede da FIEP, a Rodoferroviária de Curitiba, a Rodoviária de Joinville, o Pavilhão principal da Expoville, a sede corporativa da WEG, dentre outras obras importantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário