terça-feira, 3 de agosto de 2010

FALTAM 20 DIAS PARA A SOEAA

Estamos a 20 dias da 67ª Semana Oficial da Engenharia, da Arquitetura e da Agronomia (Soeaa) e do 7º Congresso Nacional de Profissionais (CNP), que serão realizados em Cuiabá (MT). Nesses eventos queremos fazer uma análise do cenário mundial para os próximos 10/12 anos. Vamos debater com especialistas e a expectativa é muito positiva.

Para esse ano, existem projeções de crescimento da economia brasileira da ordem de 7%. Para os próximos, há perspectivas de que podemos estar entre as cinco maiores economias do mundo. Precisamos, então, discutir as ações necessárias em termos de formação profissional e educacional e de infraestrutura, para viabilizarmos essa perspectiva.

Esse é um dos objetivos da 67ª Soeaa, que vai apresentar aos candidatos à Presidência da República uma série de propostas para seus programas de governo, abordando temas essenciais para o desenvolvimento sustentável brasileiro, como energia, transportes, habitação, mobilidade, saneamento, meio ambiente, recursos hídricos educação e outros. Da mesma forma, queremos ouvir suas visões sobre as medidas de curto, médio e longo prazo que possam viabilizar esse crescimento.

É preciso que as categorias se mobilizem junto com a sociedade para construirmos um planejamento próprio e não apenas acatarmos programas de candidatos ou de eleitos. A sociedade precisa se organizar de tal maneira que, independentemente do rodízio entre partidos e políticos, saiba para onde quer ir. E aí, cada engenheiro, arquiteto, agrônomo, geógrafo, geólogo, meteorologista, técnico ou tecnólogo tem um papel importante a desempenhar na sua comunidade e é isso que queremos com a mobilização de todos.

Nesse sentido, no CNP iremos debater propostas para o sistema profissional provenientes de uma grande mobilização que envolveu cerca de 560 pré-eventos em todo o país. Ao todo, os 27 congressos estaduais geraram 557 propostas que foram reduzidas a 100, de âmbito nacional: 55 incluídas nos cinco eixos temáticos pré-estabelecidos e 45 que não foram claramente identificadas com esses eixos. Há propostas realmente inovadoras, que refletem o objetivo de construirmos uma agenda estratégica com a visão do sistema profissional em 2022.

Contamos com sua participação nesse mês, do dia 22 a 25, em Cuiabá!


Marcos Túlio de Melo
Presidente do Confea

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário